segunda-feira, 10 de maio de 2010

Homem de Ferro 2


Dono de um carisma formidável, Robert Downey Jr. volta a encarnar com perfeição a personalidade vaidosa e narcisista de Tony Stark. Logo no início, o diretor Jon Favreau se encarrega novamente de evidenciar essa índole, ao mostrar Stark discursando para uma numerosa platéia a respeito da grandiosidade dos seus feitos. Essa proposta de mostrar a satisfação do anti-herói em ostentar seu poder é interessante, já que representa um ponto original em relação à maioria de filmes de super-heróis. Se personagens como Bruce Wayne encaram a luta contra o crime como um fardo, chegando a esconder da sociedade a sua verdadeira identidade, Tony Stark faz questão de exibir os seus poderes e se orgulha do status adquirido com a armadura. E, diga-se de passagem, é divertidíssimo observar essa profunda paixão que a personagem sente pelo próprio ego.

Bem, a história do segundo filme começa exatamente aonde o primeiro termina. Acompanhamos o famoso discurso de Tony Stark, que termina com a confissão “I am the Iron Man”, ao passo que somos apresentados ao grande vilão da história, o russo Ivan Vanko, interpretado por Mickey Rourke. Esse, embora represente o principal adversário do protagonista, não será o único desafio a ser enfrentado. Isso porque o governo norte-americano exige que Stark compartilhe com as forças armadas a tecnologia necessária para a fabricação do traje de ferro. Para completar, o núcleo de energia responsável por manter o protagonista vivo, paradoxalmente, também está provocando sua morte.

O diretor Jon Favreau consegue realizar um filme com notórios acertos. Em primeiro lugar, são ótimas as investidas do cineasta em tornar crível a figura do Homem de Ferro. Para alcançar tal objetivo, Favreau emprega recursos como estampar a imagem da personagem em capas de revistas famosas e mostrar conhecidos canais de televisão exibindo reportagens sobre o herói. Dessa forma, ficamos com a impressão de que no mundo atual, marcado por um constante desenvolvimento tecnológico, seria perfeitamente possível a existência de uma armadura que possibilitasse ao seu controlador poderes fantásticos. Além disso, o filme é eficiente nas suas sequências de ação, que contam com o apoio de sofisticados efeitos visuais, fundamentais para a elegância da obra.

Como não estamos diante de uma obra de arte, “Homem de Ferro 2″ contém sua parcela de problemas. O excesso de subtramas e de novos personagens, por exemplo, se revela uma faca de dois gumes, pois ao mesmo tempo em que proporciona situações interessantes, acaba impedindo o aprofundamento das histórias. Em função disso, o vilão acaba sendo mal desenvolvido, tornando-se uma figura unidimensional. Outro problema, que por sinal também era notado no primeiro filme, está na condução das cenas em que Stark aperfeiçoa sua armadura. Embora necessárias, elas se tornam cansativas dentro do filme. Porém, o maior equívoco está no momento em que o protagonista, ao rever vídeos do pai, se emociona com uma confissão emotiva do seu genitor. Um clichê bastante previsível.

No entanto, tais falhas não comprometem o resultado positivo e seria injusto não classificar “Homem de Ferro 2″ como uma produção acima da média. As pessoas que forem ao cinema esperando se desligar do mundo por 120 minutos devem gostar da continuação. Afinal de contas, é sempre legal quando um filme consegue reunir entretenimento, ótimos atores e uma trilha sonora recheada de músicas da banda AC/DC. Melhor ainda quando tudo isso é liderado pelo talento de um dos melhores intérpretes do cinema americano: o grande Tony Stark, vulgarmente conhecido como Robert Downey Jr.

Nota: 7,5

3 comentários:

  1. Confesso que não fui seduzido pela trama do universo de Iron Man. Ainda que goste do Downey Jr.

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi o filme, mas estou doida para ver. Adorei o primeiro e dizem que o segundo está ainda melhor \o


    Vanda Ferreira: http://vanda-ferreira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não tenho paciencia, rs. Apesar de amar o Downey Jr. rs

    ResponderExcluir