sábado, 1 de maio de 2010

Como Treinar o Seu Dragão


Embora seja o estúdio responsável pela franquia de enorme sucesso "Shrek", a Dreamworks vem exercendo um papel secundário no mundo das animações. Isso porque a Pixar, pioneira na realização de animações computadorizadas, vive uma fase de glórias e tem provado ser um dos estúdios mais competentes da indústria americana. Liderada por grandes mestres da animação como Andrew Stanton (Wall-E), John Lasseter (Toy Story) e Brad Bird (Os Incríveis), a Pixar consegue manter um alto nível de qualidade, lançando todos os anos sucessos de público e crítica. Embora essa conjuntura seja um fato, a Dreamworks conseguiu com seu "Como Treinar o Seu Dragão" mostrar ao mundo que existe vida inteligente fora da Pixar.

Ambientado numa aldeia de guerreiros viking, que sofre constantemente com o ataque de dragões, a história é centrada em Soluço, um jovem franzino e desengonçado, que possui um sonho aparentemente impossível: tornar-se um guerreiro. Sempre disposto a ajudar sua aldeia, lutando contra os dragões, o jovem é quase sempre impedido pelos mais velhos de realizar tal tarefa, devido à sua falta de aptidão física. Volta e meia, o garoto é repreendido pelo pai após desobedecer ordens e ir lutar no campo de batalha. No entanto, a ânsia do rapaz de virar um guerreiro é abalada quando ele encontra um dragão ferido na floresta. A partir daí, Soluço reavaliará a sua concepção sobre tais criaturas.

O filme conta com todos os ingredientes necessários para uma boa animação: personagens cativantes, certa dose de ação, passagens emocionantes e um bonito visual, realçado pelo bom uso do 3D. Além disso, a história é bastante eficiente ao criar uma mitologia referente aos dragões, em que cada uma dessas criaturas é dotada de características próprias. É muito interessante mergulhar nesse universo e descobrir as particularidades de cada dragão.

Como já foi dito, o visual é um importante elemento nessa animação. O seu emprego é particularmente bem sucedido no momento em que a câmera acompanha o vôo do dragão do título pelas redondezas da aldeia de Soluço. Nessa cena, o espectador presencia com uma vivacidade impressionante a natureza do local. Outro exemplo de espetáculo visual é percebido nas cenas de treinamento dos aspirantes à guerreiro, que acontece numa espécie de Coliseu. Toda essa beleza é percebida graças à rica direção de arte e à boa utilização da técnica do 3D.

Enfim, após um período marcado por uma certa supremacia da Pixar, a Dreamworks ganha um sopro de vida com a sua nova animação. Temos que torcer para que os futuros lançamentos do estúdio sejam tão bem feitos e originais quanto “Como Treinar o Seu Dragão”. Caso isso aconteça, a Pixar ganhará uma forte concorrente em solo americano, no que tange à qualidade das animações. E quem sai ganhando é o público, que terá a chance de conferir cada vez mais obras de qualidade no gênero.

Nota: 8

Um comentário:

  1. Eu não esperava tanto e me surpreendi com qualidade deste! Mil vezes superior ao superestimado e chatinho Shrek.

    ResponderExcluir