quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Filho da Noiva


Fui apresentado ao cinema de Campanella recentemente com o filme "O Segredo dos Seus Olhos". De cara, me apaixonei pelo trabalho do diretor, que parece se especializar em contar histórias profundamente sensíveis e triviais. Essa, talvez, seja a sua maior característica: tocar em temas triviais, sem soar clichê ou repetitivo.

O Filho da Noiva conta a história de Rafael Belvedere, um homem de meia idade, dono de um restaurante, que vive sob constante tensão, tendo que se desdobrar para administrar os negócios, dar atenção à sua filha e visitar periodicamente, acompanhado de seu pai, a sua mãe (Norma), que sofre do Mal de Alzheimer e por isso vive numa casa de repouso.

Pode-se dizer que a trama principal do filme tenha início quando Nino Belvedere, pai de Rafael, revela ao filho, seu antigo sonho de se casar na Igreja com sua mulher, algo que não tinha feito até então por falta de convicção no matrimônio. Ao ouvir a idéia do pai, Rafael se posiciona de forma contrária ao casamento, levando em consideração a idade de seus progenitores e, obviamente, a doença de sua mãe. No entanto, após sofrer um ataque cardíaco, decorrente do estresse, o protagonista vai reavaliar o modo como levava a sua vida e a repensar o desejo do pai.

Campanella conta a história sem rodeios na direção, apesar de ser possível constatar o seu talento em alguns planos como em um movimento de câmera, que acompanha o rosto e as expressões de Nino Belvedere, durante um monólogo em que este discorre saudosamente da sua vida com a amada. A escolha pela não utilização de grandes truques cinematográficas, se revela apropriada, visto que foca às atenções ao trabalho dos atores. E que trabalho !

Um elenco, no mínimo, fabuloso. Ricardo Darín, que interpreta o o protagonista Rafael, dá uma verdadeira aula de atuação. Com extrema competência, o ator é eficaz em todos os momentos do personagem, sejam eles cômicos ou dramáticos. Impossível não se comover durante a cena em que seu personagem lê um poema escrito pela filha. Outro destaque no filme é Hector Alterio, o apaixonado e dedicado Nino, que, durante a já citada sequência do monólogo, consegue envolver completamente o espectador, que passa a admirar o verdadeiro amor que ele sente pela sua mulher, mesmo após 44 anos juntos. Além desses, temos outras ótimas composições, que só não falarei sobre, porque o parágrafo soaria cansativo.

Concluindo, "O Filho da Noiva" conta uma história, que dificilmente se encaixaria em um gênero específico, uma vez que possui boas doses de humor, drama, romance, suspense...assim como a vida ! A abordagem de Campanella é tão humana, que por ora, é fácil esquecer que tudo aquilo se passa numa tela, devido à sua forte verossimilhança com o real. Enfim, a todos aqueles que procuram, sobretudo, um excelente filme, recomento fortemente "O Filho da Noiva".

Nota: 10

Um comentário:

  1. nunca vi esse filme inteiro, apenas pedaços fragmentados...
    tb nao lembrava o diretor: depois do "segredo dos seus olhos" e desse post, me deu vontade de ver

    os atores estão realmente ótimos!

    Luis Berner

    ResponderExcluir